Não tenha medo de Falhar

Não tenha medo de Falhar

Heeey!

Hoje quero muito falar com vocês sobre nosso pavor de cometer erros. Digo isso porque sempre planejei demais antes de começar alguma coisa, a ponto de ficar paralisada com todas as possibilidades de dar errado. O maior problema de analisar demais e pensar em tudo o que pode acontecer de ruim é que, junto com todo o planejamento de possibilidades de cagar tudo vem  a falta de vontade de sair da posição fetal no canto da sala.

Bem, pelo menos isso aconteceu comigo muitas vezes.

Passei bastante tempo querendo ser ilustradora freelancer. Antes mesmo de me movimentar para isso acontecer eu já imaginava todas as possibilidades de dar merda. E ficava paralisada de ansiedade e medo. Lembro da primeira vez que tentei, em 2016. Entrei num pânico tão horroroso que não consegui e pedi meu emprego de volta. Em 2017 tentei outros formatos de trabalho e esse ano, após um monte de reviravoltas na vida, decidi que não tinha mais volta. Precisava testar, não tinha jeito, e precisava me organizar para isso.

img_0062

O fato de eu ficar com tanto medo de dar tudo errado me impedia de entregar portfolios, mandar emails, fazer o meu trabalho regularmente nas redes sociais e pensar em tudo o que era possível dentro dessa realidade nova. Ou seja: o medo de falhar me impedia de me movimentar para dar certo no que eu queria fazer. E isso adianta de quê?

A minha dica é não ter medo de cometer erros. Porque erro é só mais uma coisa humana, comum, que acontece pelo menos cinco vezes por semana. rs. Quando a gente deixa de ter medo de falhar, a gente se permite andar pra frente e, quem sabe, dar muito certo. E se não der certo, tudo bem. Pelo menos você não vai ficar pensando em tudo o que não fez porque teve medo de fazer mal feito, errar, cagar tudo. Eu já posso dizer que em quase cinco anos nesta micro guerra de ser ilustradora já fiz muita besteira, mas, mesmo sendo clichê, todos os erros foram incríveis para me tornar quem eu sou e desejo ser.

Até a próxima!


Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados